Shenghe significa “eira sagrada”, isto é, espaço sagrado, e sua origem vem de uma história oral bastante conhecida que circulou durante muito tempo entre o povo hebreu. E esta narrativa também possui versões diferentes, inclusive em Taiwan também existe uma antiga história de amor fraternal entre dois irmãos.
Segundo a história haviam dois irmãos Jebuseus, o irmão mais velho se chamava Ornan e o mais novo, Araúna. Mesmo que os dois tivessem suas famílias os dois conviviam de forma fraternal e harmoniosa. A família de Ornan era grande e do Araúna era menor. A eira dos dois irmãos era no mesmo terreno em Jebus. Chegou a época da colheita. Araúna pensou que como a família de Ornan era maior, então precisaria de mais alimento; e a sua família era menor, então sobrará alimento, por isso, poderia levar para seu irmão mais velho. Numa noite escura, Araúna carregou escondido alguns feixes para eira do seu irmão.
Por outro lado, Ornan pensou consigo que como a família do seu irmão mais novo era pequena, mas sendo o irmão mais velho, tem a responsabilidade de cuidar dos mais novos. Assim, quando anoiteceu, Ornan também carregou alguns feixes para eira do seu irmão.
No outro dia, quando os irmãos foram para suas eiras, notaram algo estranho. Mesmo que eles tendo dado alguns feixes não diminuiu a quantidade, e ambos não conseguiram entender o motivo. Ao anoitecer os irmãos continuaram carregando alimentos um para o outro. E assim foram algumas noites de trabalho.
Certa noite os irmãos se encontraram no caminho e notaram que o outro carregava algo nas costas. Depois, de explicarem o motivo de carregar esses feixes sentiram o amor fraternal um pelo outro, ambos não conseguiram conter a emoção, se abraçaram e choraram.
Esperamos que o Instituo Shenghe possa ser uma versão moderna da eira de Ornan, demonstrando amor imparcial e pureza. Este é justamente o objetivo de estabelecer o Instituito Shenghe, e os valores que o instituto almeja em demonstrar.
A logo representa os ideais do Instituto Shenghe, mostra o educador como um jardineiro usando amor e paciência ao plantar mudas de amor no coração das crianças. Quando as mudas se tornarem arvores, e depois florestas, o mundo estará repleto de beleza e bondade.
O amor brota através da educação, e educar com amor tem seu valor inestimável. Espera-se que todos e todas possam crescer e se fortalecerem com o amor.
O símbolo do coração mostra a representação de duas pessoas em sintonia no mesmo coração. Que seguem um ao outro, ecoam um ao outro, confiam um no outro e ajudam uns aos outros por meio da amizade.
A equipe do Instituto Shenghe trabalha em conjunto para cultivar o amor.
No interior do coração temos uma pequena muda de planta, simbolizando um bom terreno para o plantio e os pensamentos bondosos são as sementes.
Desta forma o Shenghe está empenhado em cultivar e iluminar pensamentos amorosos.
A equipe do Instituto Shenghe trabalha em conjunto para cultivar o amor.
Dentro do círculo temos também dois ramos verdes revelando o enriquecimento com os aprendizados.
Na parte superior da logomarca vemos o nome do Instituto em português e, na parte inferior, escrito em chinês. O nome em português, situado no topo, mostra respeito pelo Brasil, país sede do Shenghe. E a localização do nome do Instituto em chinês demonstra a prática realista do Instituto Shenghe, no virtuoso caminho de Confúcio e Mêncio na concretização dos seus objetivos pedagógicos.